Ossos e Articulações
O que é inflamação nas articulações?
A inflamação nas articulações é uma condição que acontece quando a cartilagem que protege as articulações (a junção de dois ou mais ossos) se desgastam.
Devido ao desgaste, movimentos simples do corpo passam a serem doloridos como:
- Erguer os braços;
- Movimentar os pulsos;
- Andar;
- Sentar, etc.
Quando não controladas e tratadas adequadamente, a inflamação nas articulações pode desencadear problemas graves.
Os nomes mais comuns dado as inflamações que acontecem nos ossos e articulações são artrite e artrose.
Quais são as principais causas das inflamações nas articulações?
As dores articulares podem ser causadas por uma variedade de fatores, incluindo:
- Lesões: Entorses e fraturas;
- Doenças autoimunes: Problemas de artrite reumatoide e a espondilartrite anquilosante são inflamações no sistema imunológico e que atacam as articulações, causando inflamação crônica;
- Deficiência nutricional: Muitos alimentos possuem papel anti-inflamatórios, sendo os mais comuns as fontes de Ômega 3 e a cúrcuma.
- Sobrecarga: Realizar frequentemente atividade física de alta intensidade ou estar sobrepeso pode gerar uma carga excessiva nos ossos e articulações, o que acarreta inflamação e desgaste.
- Infecções: Algumas infecções, como a artrite séptica, podem causar inflamação;
- Falta de atividade física: se o excesso pode causar inflamações nas articulações, a falta de atividade física também pode oferecer os mesmos perigos.
Veja nessa LIVE, com o especialista Dr. Renar Pacheco, o que é inflamação articular, seus sintomas e maneiras de alivia a dor.
Quais são os sintomas de uma inflamação na articulação e como ela pode ser descoberta?
Alguns dos sintomas mais comuns da inflamação nas articulações podem incluir:
- Dor;
- Inchaço;
- Rigidez, ou seja, o corpo tem maior dificuldade de dobrar, como é o caso do joelho. Isso decorre principalmente pela manhã;
- Fraqueza.
Apesar de esses serem sintomas comuns, outros podem aparecer. O diagnóstico da inflamação das articulações não pode ser realizado apenas pelo sintoma, mas sim a partir de um diagnóstico feito pelo médico.
A partir de exames físicos e de imagem, o especialista irá lhe indicar as melhores alternativas de tratamento, assim como a necessidade de suplementação e o consumo de vitaminas.
Infecções nas articulações não é a mesma coisa que inflamações
Muitas pessoas acabam confundindo infecções nas articulações com inflamações, mas o conceito não é o mesmo. Enquanto que em uma situação de infecção, a bactéria acessa o organismo a partir de uma ferida, a inflamação acontece de maneira “natural” devido a uma lesão, envelhecimento, alterações hormonais, obesidade, uso excessivo dos músculos e outros.
Quais suplementos e vitaminas para ossos e articulações podem ser usados?
Durante o tratamento de inflamações nos ossos e articulações é comum alguns suplementos serem indicados, devido aos nutrientes específicos em suas composições, ajudando a minimizar a dor. Alguns deles são:
- Colágeno tipo II:
O colágeno tipo II é uma proteína encontrada na cartilagem, ou seja, ele faz parte da composição do tecido que cobre e protege as extremidades do corpo dos ossos.
Quando em baixa quantidade, a cartilagem pode se desgastar e aumentar o impacto dos ossos e atritos no corpo.
Além disso, o colágeno tipo II tem uma formação anti-inflamatória, o que ajuda na diminuição das dores em casos de inflamações, onde ele é utilizado como suplementação.
- Cúrcuma:
Apesar de ser utilizada em diversos países como um componente da culinária, a cúrcuma tem suas propriedades medicinais, o que contribui em casos de inflamações nas articulações.
Pensando no aspecto voltado à cartilagem, a cúrcuma ajuda na proteção da cartilagem, assim como promove a cicatrização em casos de danos.
- Magnésio:
Considerado um mineral fundamental para a saúde óssea e muscular, o magnésio é responsável também pela contração muscular, produção de energia e cuidado da função nervosa do corpo.
Para que o organismo realize a absorção de cálcio (responsável pela saúde dos ossos), é necessário o magnésio. Quando em grandes quantidades o cálcio oferece danos importantes à saúde.
Em situações onde o indivíduo não tem a condição de obter a quantidade necessária de magnésio a partir de uma dieta, a suplementação pode vir a se tornar necessária.
Porém, é importante que ela seja recomendada por um profissional da saúde capacitado.
Veja o que a Nutricionista Dra. Luana Manosso tem a dizer do papel desses nutrientes no alívio e tratamento das dores articulares.
Formas de Pagamento
Segurança
Entrega
- Entregamos em todo o Brasil
- Correios
-
Entrega | Rastrear Pedido
-
Formas de pagamento
-