Menu

Energia e Disposição

Energia & Disposição

Com a vida corrida do dia a dia, se tornou mais do que natural as pessoas buscarem por meios que as deixem com mais energia e disposição e, se você chegou até aqui, deseja o mesmo.

Com altas demandas e tarefas diárias, a sensação é que a energia irá se esgotar a qualquer momento, não é? Por isso, neste conteúdo lhe mostraremos quais são os hábitos que podem te ajudar a ter mais energia, assim como aqueles que roubam toda a sua disposição e, nutrientes que podem te ajudar a enfrentar os desafios diários.

O que causa a falta de energia e disposição?

Antes de abordarmos quais são os hábitos que você precisa ter no seu dia a dia para se manter com ter energia e disposição, vamos analisar o outro lado da moeda, o gera a falta de energia no seu dia:

 

- Rotina estressante:

A rotina estressante é uma das maiores responsáveis pela falta de energia e disposição no dia a dia. Isso acontece porque, quando nos sentimos estressados, o corpo libera adrenalina e cortisol, ambos hormônios responsáveis por exigir mais energia e disposição do corpo.

Além disso, esses dois hormônios quando liberado em grande quantidade dificultam o sono, responsável por ajudar na recuperação do corpo.

Ou seja, quanto mais estressado você se sentir, mais energia o seu corpo gasta e isso pode se tornar um ciclo perigoso.

 

- Má alimentação:

Uma dieta pobre de nutrientes tende a deixar o corpo sem energia e disposição, já que os ingredientes que compõem esse tipo de alimentação são açúcares, sal, calorias e gorduras, tudo o que é considerado pobre de nutrientes.

 

- Desequilíbrio hormonal:

O desequilíbrio hormonal é outro fator responsável por levar a baixa ou falta de energia e indisposição do corpo, já que são os hormônios que ajudam a regular funções como sono, humor e metabolismo. Devido ao desequilíbrio, as funções passam a ser prejudicadas, levando ao aumento de estresse e desânimo.

 

- Falta de atividade física:

Quando você decide não realizar atividade física, o seu corpo, naturalmente, diminui o metabolismo, sendo ele o responsável por converter os alimentos em energia. Além disso, a prática de exercício auxilia na liberação de hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar e condiciona o corpo a suportar jornadas em que ele será muito exigido. Em outras palavras, quanto mais nos exercitamos, menos cansamos.

Logo, o sedentarismo então é uma das maiores fontes de indisposição e falta de energia.

Outro ponto importante também, é que os exercícios físicos reduzem a quantidade de massa gorda e aumenta a massa magra/muscular no corpo. E isso é extremamente benéfico a saúde.

 

- Dormir abaixo do recomendado:

O sono não serve apenas para você descansar, ele é um processo essencial para o corpo conseguir se recuperar e ter todas as suas funções trabalhando corretamente.

Ao dormir durante um período menor do que o recomendado, o seu corpo não tem tempo para se recuperar e funcionar da maneira correta, o que leva a falta de disposição, estresse e outros problemas de saúde.

 

- Baixo consumo de água:

Por fim, o último responsável pela falta de energia e disposição é o baixo consumo de água.

Responsável por transportar os nutrientes para o corpo e o oxigênio para as células, a água ajuda a regular a temperatura do corpo e eliminar toxinas.

Quando o seu corpo fica desidratado, ele não funciona corretamente, gerando fadiga, dificuldade de concentração e problemas de humor.

 

O que fazer para ter mais energia?

- Faça atividade física regularmente:

A atividade física regular estimula o aumento de endorfinas no corpo, gerando a sensação de bem-estar e energia para o seu corpo.

Mesmo as atividades consideradas mais “simples” como caminhada, geram um impacto positivo no seu dia a dia.

- Dedique algum tempo as suas atividades de lazer e hobby:

Se dedicar a atividades de lazer e hobby pode te ajudar a reduzir o estresse e melhorar o humor, além de gerar um senso de propósito, oferecendo mais energia para lidar com as coisas negativas que acontecem no dia a dia.

 

- Se alimente adequadamente:

Priorizar os alimentos de verdade, como grãos, legumes, frutas e proteínas podem ajudar o seu corpo a ter mais energia e disposição.

Além disso, é importante incluir alimentos na sua rotina que contém nutrientes fundamentais para o seu entusiasmo como magnésio, potássio, vitaminas do complexo B, vitamina A, vitamina C e ferro.

 

- Tenha uma boa noite de sono:

Responsável por ajudar o corpo na restauração de músculos, órgãos e tecidos, o sono é um dos grandes responsáveis por aumentar a energia e ânimo no dia a dia.

O ideal é que você evite a exposição a telas luminosas como celular, tablet e televisão antes de dormir.

 

Qual é o papel dos nutrientes no aumento da energia e disposição?

Para funcionar corretamente o corpo necessita de diversos nutrientes como minerais, vitamina A, C e do complexo B.

O magnésio, por exemplo, é um tipo de mineral, fundamental para a produção da ATP, a principal forma de energia que o corpo tem. O ferro, por outro lado, é responsável por levar oxigênio às células, pois, sem ele o corpo não consegue produzir energia.

Já a vitamina A e C não estão diretamente ligadas à obtenção de energia, mas, devido às suas funções voltadas ao sistema imunológico e a absorção de ferro, elas impactam diretamente em como você se sente no dia a dia.

Por fim, temos as vitaminas do complexo B, fundamentais para a produção de energia, assim como para a função muscular do corpo e do sistema nervoso.

Todas as vitaminas que compõem o Complexo B impactam na Energia ATP, responsável pela geração de energia no corpo.

Portanto, manter o seu corpo saudável com nutrientes é essencial para não faltar energia e disposição no dia a dia.

Ler mais Mostrar menos
5 Produtos em 1 página
Filtrar
Mostrando 1 - 5 produtos do total de 5 distribuídos em 1 página
5 Produtos
Concordo com os Termos de uso e Politica de Privacidade e aceito receber e-mails com novidades e promoções.
Flor de Íris

Formas de Pagamento

Segurança

  • Loja Segura

Entrega

  • Entregamos em todo o Brasil
  • Correios
  • Total Express
  • Jadlog
  • Rede Sul
Rua Thome de Souza, 145 Casa Michel CEP 88803-140 - Criciúma
  • FLOR DE IRIS PRODUTOS NATURAIS - 33346847000181
  • Todos os direitos reservados - Flor de Íris      -      2021
Central de Atendimento